quarta-feira, 17 de abril de 2013

GREVE NACIONAL 23 a 25 DE ABRIL - CNTE


   APLB - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE UNA
CONVOCA TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (DOCENTES E NÃO DOCENTES)
GREVE NACIONAL - CNTE
23, 24 e 25 DE ABRIL/2013
 MOBILIZAÇÃO NACIONAL POR:
·      100% DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA A EDUCAÇÃO
·      PISO – CARREIRA – JORNADA – 1/3 DA CARGA HORÁRIA FORA DA SALA DE AULA
·      10% DO PIB PNE JÁ
·      CONVENÇÃO 151 DA OIT
·      PROFISSIONALIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CNTE marca greve nacional para abril de 2013

cartaz 14a semana nacional em defesa da educacao publica cartaz web
A CNTE convoca todos os trabalhadores da educação e a sociedade para a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que será realizada entre 23 e 25 de abril. Além da greve nacional, o foco é a valorização dos profissionais em educação. "Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, mais um ano que estaremos lutando para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso país com uma greve nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril", explica o presidente da CNTE, Roberto Leão.
No dia 24 de abril será realizado um ato com representação dos estados na Câmara dos Deputados, em Brasília e também atos locais nas sedes de governo estaduais e municipais pelo país.

Confira o livro completo: Políticas e Gestão da Educação Básica – Concepções e Proposições da CNTE

livro cnte edicao comemorativa capaLançado oficialmente no último dia 21 de março, o livro Políticas e Gestão da Educação Básica – Concepções e Proposições da CNTE é uma edição comemorativa dos 05 anos da revista Retratos da Escola.

A luta pelos royalties do petróleo para a educação continua!

CNTE Informa 651
Em dezembro de 2012, logo após a aprovação da Lei 12.734, a CNTE lançou em parceria com outras entidades da sociedade civil a campanha Veta Tudo, Dilma!, com vistas a impedir que a distribuição dos royalties ficassem à deriva, ou seja, totalmente desvinculada das principais políticas públicas, em especial a educação. À época, nossos esforços foram parcialmente contemplados com os vetos do Executivo ao texto da referida Lei e com o simultâneo envio da Medida Provisória nº 592 ao Congresso, destinando parte dos recursos dos royalties (somente de novos campos licitados no regime de concessão) e dividendos do Fundo Social para a educação pública.

Manifesto em defesa do Fundeb

banner nota publica cnte pequeno
O FUNDEB COMO POLÍTICA INDUTORA DA UNIVERSALIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS COM QUALIDADE E EQUIDADE
As reformas neoliberais da década de 1990 proporcionaram graves consequências para a formação escolar do povo brasileiro, até hoje não superadas. A desresponsabilização do Estado e a consequente abertura do "mercado da educação" à iniciativa privada se deram por meio da fragmentação das políticas públicas – com prioridade ao ensino fundamental –, deixando os entes púbicos de prover as condições de atendimento com qualidade nas escolas de educação infantil e especial, ensino médio, EJA e ensino técnico-profissional, com agravantes para as populações do campo, indígenas e quilombolas.

CNTE inclui oficialmente a cultura africana no seu programa de formação

coletivoracismoDurante o Seminário Nacional de Formação, realizado pela CNTE em Brasília, entre os dias 18 e 19 de março, foram debatidos temas como o segundo ciclo do programa nacional de formação de dirigentes sindicais da entidade. O coletivo antiracismo, um dos braços da CNTE, esteve presente para avaliar o cumprimento da lei 10.639/03, que trata da inclusão da cultura africana nos currículos escolares das escolas públicas.

CNTE desmente secretários de educação e reafirma insuficiência no reajuste do piso em 2013

banner nota publica cnte pequenoA CNTE repudia as declarações de secretários de educação que tergiversam de suas responsabilidades sobre o critério de atualização do piso do magistério, absolutamente insuficiente para o ano de 2013, acusando a Confederação de tê-lo negociado com o MEC. E lembra que o critério é o mesmo aplicado pelo MEC desde 2010, à luz da orientação da Advocacia Geral da União, a qual, por sua vez, diferencia-se da posição da CNTE. Para a Confederação, o piso deve ser atualizado pelo percentual prospectivo do Fundeb, válido para o ano em curso.

CNTE lança a campanha “Educação Pública, Eu Apoio”


A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) lançou oficialmente a campanha Educação Pública, Eu Apoio! em seu auditório, na última quinta-feira.

Lançamentos da CNTE apontam destinos para a educação no Brasil


Além de lançar a campanha Educação Pública, eu Apoio!, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), aproveita o dia 21 de março (quinta-feira), a partir das 16h, para apresentar o livro Políticas e Gestão das Políticas Públicas, uma versão em espanhol e online da Revista Retratos da Escola com o tema "Federalismo e Educação", de 2012, e a nova edição da Retratos da Escola, também online, com o tema "Condições de trabalho e saúde dos profissionais da educação". Todos os lançamentos serão no auditório da CNTE (SDS Ed. Venâncio 5, 2° andar).

Seminário Nacional de Formação da CNTE promove intercâmbio internacional

A CNTE realiza, nos dias 18 e 19 de março, o Encontro Nacional de Formação, que visa avaliar as atividades de formação da CNTE e da CUT em todo o país. Segundo o secretário de formação da CNTE, Gilmar Soares, o evento também debaterá os desafios da formação sindical da juventude e as atividades que envolvem questões étnicas e raciais dentro desse escopo.

Mais artigos...





fonte: http://www.cnte.org.br/