quarta-feira, 24 de julho de 2013

FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO NA LUTA POR VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Em Maracás, interior da Bahia, os funcionários não-docentes mostraram que tem força e importância no cenário educacional e de formação dos nossos alunos. Foi um momento de troca de experiências com funcionários de diversos municípios, participando e protestando pela situação precária que eles convivem no âmbito escolar. São muitas vezes humilhados e desprezados por alguns gestores insensíveis ao direito desses trabalhadores que contribuem efetivamente com o processo educacional e funcionamento da escola como todo. Nesse sentido, os funcionários, ao longo dos anos, estão submetidos à lógica da inferioridade no ambiente escolar, assim, tornam-se figuras invisíveis. O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Funcionários da Educação da APLB-Sindicato, tem estimulado os companheiro a se rebelar contra a situação ruim e, junto com os núcleos e delegacias, tem pressionado os gestores para dar maior atenção aos funcionários que também produzem o funcionamento da escola.
Sendo assim, o objetivo do encontro na cidade de Maracás  foi pela profissionalização e plano de cargo e carreira que é de fundamental importância para a ascensão no serviço público. Portanto, hoje, o funcionário profissionalizado é um educador, assim deliberou o Conselho Nacional da Educação no dia 26 de outubro de 2005, graças à alteração no artigo 61° da LDB, feito pelo Senado Federal, e com isso surgiu a Lei 12014. Isto gerou discussão e movimentação para que o funcionário profissionalizado tenha o direito de receber o Piso Nacional, já que tem o mesmo nível de escolaridade do professor do magistério.
Para conquistar os nosso direitos precisamos estar unidos e a APLB-Sindicato se incorporar a esta luta dos não-docentes para que a figura do funcionário não desapareça, como vem acontecendo na rede estadual, onde há 30 anos não há concurso público. Queremos concurso público, condições de trabalho, salário digno, plano de carreira, e o fim da humilhação e perseguição dentro do ambiente escolar.
Abaixo, algumas fotos do encontro acontecido no dia 19 e 20 de julho  de 2013 na cidade de Maracás e de alguns pontos turísticos deste município.











O XVII Encontro dos Funcionários da Educação será realizado em Ilhéus-Bahia.
 
TODOS PELA EDUCAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário